segunda-feira, 7 de março de 2011

Freguesias unem esforços na luta ao coelho bravo em São Jorge


Em São Jorge algumas juntas de freguesia estão já a colaborar com os agricultores para mais uma batalha numa guerra ao coelho bravo, uma vez que esta situação está a causar inúmeros prejuízos nas explorações.

Para tal pretendem, em parceria com os caçadores de São Jorge, promover de forma eficiente e organizada, na sua área geográfica, a correcção de densidade ao coelho bravo. Este processo passa também por motivar os agricultores a dirigirem-se aos serviços para que solicitem as respectivas autorizações para a caça nocturna nas suas explorações.

Quanto maior for o numero de explorações envolvidas, maior será a área autorizada para a caça nocturna, e assim, maior será a eficiência da correcção.

É objectivo deste protocolo o apoio aos agricultores através da diminuição da densidade de coelho bravo na freguesia, através do exercício da caça intensiva nessa área, efectuada pelos sócios da Associação de Caçadores Jorgense. Para tal as juntas disponibilizarão cartuchos aos caçadores.

Em contrapartida, nesta proposta dos Presidentes de Junta de Norte Grande, Santo Amaro, Urzelina e Manadas e Velas a Associação de Caçadores compromete-se a promover jornadas de caça nas respectivas freguesias, bem como, o acompanhamento do resultado das actividades desenvolvidas. Medidas como esta já estavam a ser aplicadas na freguesia do Norte Pequeno.

Sem comentários: