sexta-feira, 11 de março de 2011

Calheta de São Jorge “exige” transporte marítimo de passageiros


O PSD/Açores já exigiu informações ao governo regional sobre “a intenção de implementar, durante o corrente ano, a ligação marítima de transporte de passageiros entre a Calheta de São Jorge e as restantes ilhas”, considerando que “aquela localidade jorgense foi totalmente esquecida pela tutela em 2010”, disse o deputado Mark Marques.

Num requerimento enviado à Assembleia Legislativa, o social-democrata dá assim voz “aos intentos da população da vila da Calheta, que exige o regresso do transporte marítimo de passageiros, e que considera ter sido enganada pela tutela, conquanto foi uma bandeira do partido socialista a construção do novo porto, que criou muitas expectativas, também nos empresários e no sector do turismo de São Jorge”, recorda.

“Mais flagrante é essa injustiça quando existe uma gare marítima pronta a funcionar, mas que dado não ter havido, desde que foi edificada, barcos de transporte de passageiros na Calheta, nunca sequer abriu a porta. Isso resultou em muitos prejuízos, não só à vila da Calheta, mas a todo o concelho e a toda a ilha de São Jorge”, disse Mark Marques.

Considerando que, neste assunto, “o governo regional tem tratado uns como filhos e outros como enteados, e sabendo-se que os socialistas locais não tem peso político para inverter esta situação”, o PSD quer saber que medidas serão tomadas “para levar a cabo uma promessa de há vários anos, e que está plasmada no programa do governo socialista, que é a implementação da ligação marítima de passageiros Calheta/Angra /Calheta”, sustenta o parlamentar.

“O governo tem sempre tentado sacudir a água do capote, remetendo responsabilidades para a Transmaçor, quando a região também é proprietária daquela empresa, e quando compete à tutela garantir o serviço público de transportes marítimos, como tanto tem anunciado. Está na hora de se assumir como tal e de anunciar que horários e que ligações se vão fazer já em 2011”, conclui Mark Marques.

Sem comentários: