sábado, 12 de fevereiro de 2011

IV - CONGRESSO DAS MISERICÓRDIAS


No próximo mês de Junho irá realizar-se, aqui nas Velas, o XI Congresso das Misericórdias dos Açores e Madeira.

Prevê-se a presença nesse evento de mais de uma centena de pessoas que, durante três dias, debaterão questões inerentes à vida quotidiana das Misericórdias destas duas regiões autónomas.

Neste ano internacional do voluntariado, o Congresso terá como tema principal “MISERICÓRDIAS - VOLUNTARIADO COM (C)ORAÇÃO”, tendo como painéis de debate: “Quinhentos anos de Voluntariado”; “Voz às Misericórdias” e “Voluntariado Dirigente”.

Como conferencistas convidados teremos a Drª Fernanda Freitas, o padre Dr. João Maria Mendes e a Presidente do Banco Alimentar, Drª. Isabel Jonet.

Vem isto a propósito do facto das Velas estar nestes últimos tempos a perder espaço político na realização de eventos que, a par de algum benefício económico, lhe traga principalmente protagonismo e publicitação.

Recordemos que esta vila foi o palco da primeira reunião das Câmaras do Triângulo, que anos depois deu origem à Associação dos Municípios do Triângulo.

Ainda nesse âmbito, foi na vila das Velas que a Associação de Municípios do Triângulo deliberou a contratação do primeiro barco de passageiros rápido a circular entre o Faial, Pico e S. Jorge - acção essa que veio mais tarde a revolucionar os transportes marítimos açorianos de passageiros.

Foi também nesta vila das Velas que se tombou a escritura da constituição do modelo actual da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores.

Foi também a Escola Profissional de São Jorge líder dos encontros das escolas profissionais do Triângulo e participante activa das semanas de estudo sobre o desenvolvimento de S. Jorge.

Outros eventos de projecção regional, ou mesmo nacional, tiveram a vila das Velas como palco: Concursos de Misses; Encontro de Escritores Açorianos; Encontros da Rádio e da Imprensa não Diária dos Açores; Encontros de Emigrantes; Comemorações do Dia da Autonomia, etc. etc.

Nos últimos dois anos: - apenas se verificou a Gala do Desporto, para além, do Congresso “O Faial e a Periferia Açoriana” levado a efeito pela Misericórdia das Velas.

Parece-nos importante e urgente que a vila das Velas retome o lugar de centralidade açoriana que já lhe pertenceu em muitos momentos e que presentemente lhe escasseia.

Isto porque também em política quem não é visto não é lembrado!...



Frederico Maciel

Sem comentários: